Sim, o problema é que a demo caseira é a única que pôde ser lançada, já que foi totalmente produzida pelo MJ, e eles não detêm os direitos da versão posterior produzida pelo Quincy Jones.
É verdade, "The Toy", por exemplo, não foi feita para o álbum "Thriller", mas gravada em 1981 para o filme. Mesmo assim, é uma gravação do período de composição de "Thriller" e, portanto, uma escolha válida para uma Edição de 40º Aniversário.
Foi o primeiro grande lançamento desde o Leaving Neverland e muitas gravadoras não queriam mais colaborações com Michael naquela época. A Sony e a MJE achavam que qualquer lançamento posterior não teria o mesmo sucesso. Além disso, nunca foi concebido como o lançamento principal, mas sim como um complemento ao documentário Thriller 40. Tecnicamente, se compararmos esse lançamento independente em 2 CDs com o lançamento do Bad 25, eu diria que o Thriller 40 não fica tão atrás em termos de qualidade. Mesmo engenheiro de masterização, mais demos, embalagem similar. As demos das sessões do Bad são, no geral, mais polidas do que as de Thriller e tiveram um orçamento de produção maior. As únicas demos mais polidas de Thriller são as que se encaixariam melhor em um lançamento comercial: Hot Street, Nite Line... e basicamente só. Todas as outras músicas são demos mais cruas ou nem sequer têm vocais completos. Aquelas que acabaram no álbum Thriller 40, incluindo "What A Lovely Way To Go" ou "The Toy", definitivamente não são músicas ruins, considerando todas as gravações dele daquelas sessões. O álbum Bad simplesmente tinha muito mais músicas gravadas e demos.
A demo de "The Girl Is Mine" não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, e acho que esse é o principal motivo de ter sido deixada de fora. Por outro lado, eles adicionaram os remixes de 7" de "Thriller" e "Human Nature", além do Def Thrill Mix de "Thriller". Então, talvez eles simplesmente tenham se esquecido dela.
É, é apenas razoável, nada de extraordinário. Por algum motivo estranho, Karen escolheu uma fita cassete de Carousel em vez da original (e não é a primeira vez que ela pega uma fita aleatória da prateleira sem verificar o que é). Behind The Mask tem um erro de áudio do Logic Pro no início. Isso é simplesmente inaceitável.
É verdade, mas consertá-la não seria o caminho certo (viu o trocadilho? rsrs). A música está vocalmente completa e é uma ideia muito legal, então acho ótimo que esteja no álbum, principalmente porque provavelmente não haveria outra maneira de lançá-la. Mark Ronson não ficou nada satisfeito com o remix e é melhor lançá-la do que simplesmente mantê-la guardada. Principalmente porque não existem muitas gravações vocais tão completas daquela época que soem tão "avançadas", já que "Hot Street" e "Nite Line" foram guardadas para um lançamento comercial. O álbum do 40º aniversário sempre foi um produto para os fãs, não para o público casual.